terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vídeo


3º Bimestre Vídeo

Roteiro
Colégio Dom Bosco
Professor orientador: Alex
Integrantes: Luis Fernando Vons Ramos nº30
Série: 1º Ano
Turma: B

Vídeo
Cena 1: São mostrados os materiais utilizados e a mistura dos elementos é feita
Cena 2: O resultado da reação é mostrado e algumas conclusões são retiradas.

Áudio:
Cena 1: Hoje faremos um experimento para demonstrar a respiração celular, para isso precisamos de: um copo com açúcar; um copo vazio; fermento fresco; plástico filme e fita crepe, além disso água morna. Colocaremos água morna nos dois copos e também fermento. Vamos tampar com o plástico filme. Para ajudar na vedação, usaremos fita crepe.
Cena 2: Cinco minutos após o início da reação, no copo que não continha açúcar o plástico filme continua reto. Já no copo que continha açúcar, formou-se uma grande bolha, resultante da quebra da glicose, respiração celular, das bactérias presentes no fermento, liberando gás carbônico, fazendo com que o plástico inflasse.

Conclusões:
A produção de energia ocorreu, como prova, podemos ver um sub-produto da reação, o gás carbônico, essa energia, serve para os micro-organismos presentes no fermento viverem.Após a reação, calor é liberado além de gás carbônico, o qual infla o plástico, e mais água.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fontes de pesquisa

Os materiais utilizados nessa etapa, foram encontrados nos seguintes locais:
Apostila Dom Bosco de Biologia 1º e 2º bimestre
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_producaodeenergiapelasce
http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/respiracao-celular
E o blog www.celularespirando.blogspot.com

Quimica da respiração

A transformação química que ocorre, é a quebra da molécula C6H12O6 + 6O2 que resulta em 6CO2 + 6H2O + energia, que mantém nossas células alimentadas e libera gás carbônico, água e energia.

terça-feira, 7 de junho de 2011

2º Bimestre, fundamentação.

A respiração celular é uma reação química de quebra de moléculas para a obtenção de energia, por meio da queima de carboidratos, mais comumente glicose, feita por micro-organismos. Como consequência desta queima, são liberadas moléculas energéticas, ATP, água, gás carbônico e calor é dissipado. As reações dependem da presença de alimento para a célula, com isso podemos observar que quanto maior a concentração de soluto, alimento, no meio, quanto mais hipertônico, o resultado da reação será maior, serão produzidos mais gás carbônico, energia, água, calor e ácido lático (reserva de energia). Esse processo é essencial para a manutenção da vida, sem ele, não conseguimos ficar vivos, pois nossas células não funcionam e temos hipotermia, devido à falta de energia térmica para equilibrar a temperatura dos corpos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Diferença entre fotossíntese e respiração celular.

Além de ocorrerem em seres diferentes,a fotossíntese é um processo de anabolismo(síntese) e a respiração celular um processo de catabolismo(quebra).

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fontes de pesquisa.

Para realizar as postagens nesse blog,pesquisei sobre o assunto nos endereços:

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_producaodeenergiapelasce

http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/respiracao-celular

http://www.todabiologia.com/citologia/respiracao_celular.htm

http://www.ufmt.br/bionet/conteudos/01.01.05/respiracao.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Respiração_celular

Além disso,a experiência foi realizada por um professor em Pato Branco no ano passado.

Vídeos da respiração celular.




Conclusão

A respiração celular é um processo de suma importância nos seres vivos,por ela conseguimos gerar energia para todos os processos celulares e conseguimos manter a temperatura de nosso corpo.

Curiosidades

Quando sentimos a sensação de que nosso músculo está queimando,é o ATP que está sendo liberado,devido a respiração celular não ter ocorrido,mais comum pela falta de oxigênio durante os exercícios físicos intensos.

Como ocorre a respiração celular.

O fenômeno da respiração celular é a extração da energia armazenada nas células orgânicas..Para isso ocorrer,há uma oxidação,"queima",de compostos altamente energéticos como a água e o gás crbônico.Após o processo ocorre a liberação de energia para realizarmos todo o tipo de trabalho celular.

Relação da física com a respiração celular.

A física pode ser observada na liberação de calor que acontece após os processos,o que mantém nossa temperatura corpórea estável.

Relação da química com a respiração celular.

A química na respiração celular pode ser observada na composição dos elementos e também nos processos que são bio-químicos.

Relação da matemática com a respiração celular.

A equação simplificada da respiração celular em seres aeróbicos,pode ser representada por:
C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Como podemos visualizar de uma forma prática que a respiração celular está ocorrendo?

A respiração celular pode ser visualizada em casa fazendo um pequeno experimento,que consiste em colocar levedura(fermento biológico) em 2 recipientes diferentes com água.No recipiente 1 colocar somente água morna a levedura e misturar,no recipiente 2 colocar água morna,açúcar,levedura e misturar.Após este processo,tampar os dois recipientes com plástico filme e vedar bem com fita crepe.Apóos alguns minutos,podemos perceber que o plástico do recipiente 2 "infla",isso deve-se ao fato do recipiente 2 conter uma fonte de "alimento" para as células,no caso o açúcar e o recipiente 1 não conter nada.Com isso podemos concluir que a respiração celular só ocorre se houver um "alimento" para as células.

O que é respiração celular?

Respiração celular é o nome dado ao processo químico ocorrido na mitocôndria da célual de conversão de moléculas ricas em energia,para ser utilizada nos processos vitais.O processo básico do processo é a quebra da glicose,expressa pela equação química C6H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia,parte da energia se perde em forma de calor que é usada para manter a temperatura corpórea e a outra parte é armazenada na forma de ATP.